Pular para o conteúdo principal

Ainda existe vida após a tecnologia




Você já viu essa cena?
Duas pessoas ou um grupo de pessoas amigas ou familiares reunidos, em um ambiente público para se divertirem ou colocarem a conversa em dia... e lá estão eles... "presentes" como o combinado... Então, cada um saca o seu smartphone ou tablet ou seja lá qual for o dispositivo tecnológico... E como não bastasse, muitas vezes ainda colocam o fone de ouvido...
Cada um no seu mundinho virtual, através de algum aplicativo... Às vezes se comunicam, claro: "Fulano, já viu essa postagem?" ou "Olha as fotos que tirei em tal lugar, vou lhe enviar agora, veja se recebeu..." ou "Viu o vídeo que ciclano compartilhou?". Conforme for, tem alguém no grupo que fica só olhando, para os lados, para cima, vai comendo ou bebendo alguma coisa, quieto(a) ou inquieto(a)... De repente se agitam, é para tirar a foto, claro, e postar em seguida... E de novo o silêncio... E assim, passam o momento... Ao final se despedem, dependendo ainda elogiam o "encontro" e marcam um próximo... Isso lhe parece familiar?!

Pois é... sei que não sou a única a observar essas cenas... Cenas que a tecnologia nos proporciona. Mas até que ponto essa tecnologia que temos disponível nos dias de hoje está sendo bem aproveitada?

Você abre o Facebook, a mais famosa rede social, e vê uma vitrine ou passarela virtual. Cada um querendo aparecer mais, cada um querendo mostrar ao mundo a vida maravilhosa que tem (será mesmo maravilhosa?!): viagens... carros... casas... jóias... roupas... melhores restaurantes... melhores festas... shows... melhores momentos... Nem pensam se estão se expondo ou não, colocam famílias inteiras através de fotos, dão até endereço de onde moram ou onde estão, contam até fatos íntimos, fazem declarações públicas, mostram que são as pessoas mais felizes, mais amadas, mais bem sucedidas do Planeta Terra! Rsrsrs... é, desculpem, mas acho até graça... embora sejam muitas cenas tristes de se ver...

Não, não sou contra a tecnologia!!! De maneira alguma!!! Sou fã da tecnologia! Participo de redes sociais, gosto do que a tecnologia nos proporciona, estou sempre lendo ou estudando algo relacionado ao assunto. Mas o que digo ser triste é o tipo de uso que estão fazendo dessa poderosa ferramenta que é a tecnologia em nossas vidas. Um uso que ao invés de unir está separando... ao invés de ser algo a instruir, a interagir... está destruindo, distanciando, criando barreiras e até problemas (quantos já estão por aí com processos devido a fotos expostas, ou sofreram algum tipo de violência, ou tiveram suas contas invadidas, etc e tal...).

Já me perguntaram tantas vezes: Você não tem WhatsApp? Você não usa Instagram?? Como???? Você que gosta tanto de informática e tecnologia não usa essas coisas?! E eu simplesmente respondo: Não. Aliás o meu celular eu troquei por um bem simples, celular mesmo, para fazer ligação e enviar SMS, e acho ótimo, funciona que é uma beleza! Rsrsr... Participo de algumas mídias sociais, tenho meu blog, tenho meu tablet, meu computador, meu Kindle (leitor de livros digitais)... e estou muito bem assim e cada um tem o seu lugar certo, seu momento certo de ser usado, dentro de minhas necessidades. Já vivi trocando celulares, de olho no que há de mais novo no mundo tecnológico... até que acordei e dei uma freada nesse consumismo que existe por aí. Assim como eu, muitos também já despertaram para esse fato, dominam a tecnologia.

Sabe? Ter todo esse aparato tecnológico ao nosso alcance é maravilhoso... mas ao me ver não devemos nos deixar perder nessa maravilha... não devemos deixar perder os verdadeiros valores... A vida requer diálogos, privacidade, respeito, simplicidade, contato, credibilidade, autenticidade, equilíbrio e até limites. Vamos compartilhar sim, vamos participar dessa tecnologia sim, vamos ter nossos aparelhos sim, mas respeitando o momento, respeitando o outro, separando os momentos, vivendo a realidade. Vamos viver bem essa nova era da informação e da tecnologia. Vamos usar o bom senso. Vamos seguir a evolução sem deixar de SERmos HUMANOS!

Não estou aqui dando lição de vida. Não estou aqui julgando ninguém. Não estou aqui dizendo que sou a perfeição de pessoa. Apenas refletindo alto um fato real. Somos nós que devemos dominar e usar a tecnologia, e não o contrário. Todos os aparatos tecnológicos que já existem e os que ainda existirão devem ser colocados ao nosso favor e não nos colocar isolados ou nos separar da VIDA que existe além de cada aparelho. Vamos usar esses instrumentos para aumentar nosso conhecimento, nosso desenvolvimento, nossa interação com o mundo, para criar oportunidades, para preencher a VIDA e não para criar vazios e ilusões.

Considere meu artigo de hoje um convite para olhar além da “telinha” e não esquecer da sua essência. A vida pode ser bem mais divertida do que você tem vivido, sem deixar de acompanhar e fazer uso da evolução tecnológica!!

Um abraço e sucesso sempre!

Comentários

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Volte sempre! Sucesso e Paz!